
RETRABALHO E MODIFICAÇÕES PODEM ACABAR COM O SEU ORÇAMENTO NA OBRA
28 De Julho De 2020
Lucas Dadalt Morero
COMPARTILHE
Retrabalho e modificações durante o decorrer de uma construção na maioria das vezes encarecem o orçamento da obra, além de aumentar o prazo para a conclusão da construção.

Por isso, nesse artigo vamos trazer alguns exemplos de retrabalho que pode acontecer em uma obra e como se livrar desse tipo de imprevisto antes do início da construção.
Portanto, continue acompanhando nosso artigo.
Como que o retrabalho pode aumentar o custo da sua obra?
A perda de materiais e o desperdício já são pontos que geralmente encarecem uma obra, porém, o retrabalho, além de ocasionar um aumento de custo, também aumentam o tempo de construção, aumentando o valor com a mão de obra.
Desse modo, os custos envolvidos com o retrabalho descorem sobre por exemplo, a perda de alvenaria para a modificação do layout da construção; no caso de adequação de estrutural, concreto e ferragem são perdidos como também de tábuas de caixaria.

Assim, o retrabalho envolve desperdício de material e a necessidade de compra de mais material e o aumento do custo da mão de obra. Ainda, no caso de empreendimentos de grande porte, o retrabalho pode ser visto como uma ação incompetente dos administradores da obra, engenheiros e arquitetos. Dessa forma, projetando um impacto no reconhecimento da construtora em possíveis novos empreendimentos.
Qual a origem?
Analisando mais profundamente uma obra que necessitou de retrabalho, podemos considerar alguns fatores que evidenciam a necessidade de modificação e retrabalho de uma construção.
A qualidade do material utilizado na construção, se o material é de baixa qualidade, em algum momento da construção será necessária sua troca. Além disso, a mão de obra, se ela for desqualificada ocasionará erros graves na construção, além de atrasos com prazos de entrega.

E por fim, a alteração do projeto durante a obra. Isso pode acontecer devido a cálculos errados, instalações elétricas e hidráulicas mal projetadas, paredes fora das posições originais. Enfim, a reconstrução nesses casos envolve grandes modificações e, portanto, encarecem muito a obra.
SAIBA MAISNos siga em nossas redes sociais, clique na imagem a abaixo:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
O novo produto do comércio brasileiro 5 de agosto de 2020
Sustentabilidade na construção civil: conheça algumas novidades 4 de agosto de 2020
Construir para vender: o que você precisa saber sobre esse investimento? 30 de julho de 2020
Retrabalho e modificações podem acabar com o seu orçamento na obra 28 de julho de 2020
Canteiro de obra: métodos para melhorar a administração 23 de julho de 2020